sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Eventos Pibid 2016

(Foto do evento ENALIC em Curitiba/PR. Pibidianos junto da coordenadora regional RS) 

Seminário PIBID

(05.09.2016) Que encontro, quantas histórias e vivência maravilhosa, Larrosa diz que só adquirimos experiências, quando elas nos passa, isto é, quando ela é sentida na pele, vivenciada, e não puramente ocorrida. Este é o segundo seminário Pibid que realizo na minha trajetória, e sem dúvida foi muito engrandecedor. Quantos amigos foram feitos, quantas histórias conhecidas, lugares e vivências que só puderam ocorrer por uma abertura que começava em mim e passava por todos os demais pibidianos, que se produz na Litoral, na Serra e nos Pampa, todos os relatos e vivências dos meus colegas docentes me faz lembrar que quanto mais eu aprendo e me experiencio, mais vejo e crio perguntas. Kastrup também diz que novas descobertas é a criação de novas problematizações, pois este é um ciclo, o estudo do humano, de como eles aprendem, qual é a melhor forma de se experienciar? São questões que cada vez mais estamos longe de descobrir, ou talvez, já fizemos a descoberta, mas, a utopia é necessária porque é com elas que nós andamos cada vez mais olhando o horizonte.
O sarau de finalização me vez perceber o quanto nossa universidade tem potencial, e o quanto que nós alunos e professores, podemos proporcionar para tantos outros espaços de educação, educadores e alunos, o quanto de experiencias e trocas podemos compartilhar, ajudando-os e desmistificando assuntos, ampliando seus olhares. Aperfeiçoando assim cada vez mais o meu (Eu)/(Nós) docente.

SIEPEX: TROCANDO SABERES E APRENDIZADOS


(19 à 21.10.2016) Este ano o Salão de pesquisas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul foi realizado na cidade de Bagé, fronteira sul do estado do Rio Grande, durante 3 longos dias, foram apresentados projetos, pesquisas, ministrados aulas e também debates referente a questões da universidade. Neste ano de 2016 novamente as comunicações do Pibid foram levados para serem apresentados no salão de pesquisas, e receberam novamente olhares generosos de avaliadores.
O novo projeto que ainda não se tem um novo nome, já tem sua primeira avaliação, o trabalho que agora busca trabalhar com a voz, e não mais com a visualidade tem como objetivo trabalhar a qualidade vocálica dos alunos e junto com a experimentação do corpo, como a voz reage quando o corpo se apresenta em diferentes situações. A voz ativa foi e é o quesito trabalhado em sala de aula com os alunos, neste primeiro momento o projeto tem o como meta trabalhar com a voz falada desses alunos, pois, compreendemos a tamanha dificuldade em que nós seres humanos temos de nos reconhecermos como coautores de nossas próprias vozes, sendo necessário se desprender desse sistema que nos oprime e dita regra para um lugar onde podemos pensar com o menor uso de amaras.
O encontro foi muito importante para conhecer as pesquisas elaboradas dentro de outros Pibid ou não, e descobrir autores que podem ser desenvolvidos por nós, em nossos projetos. A troca de experiência extracurricular, isto é, as trocas realizadas fora da sala de aula, em discussões informais, são de suma importância, se não para créditos adicionais aos nossos trabalhos, mas, como trocas de saberes e valores do meu eu, como indivíduo e também participante ativo de uma sociedade. Discussão sobre gênero, racismo, homo afetividade, machismo e tantas outras questões importantes para mim como professor e construtor de uma sociedade futura, foram feitas gerando novas inquietações, explorando outras vozes, até então não ativa.

X ENALIC / V ENCONTRO NACIONAL DO PIBID

(Foto do evento ENALIC em Curitiba/PR. Palestra sobre o Ensino Médio)

(14 à 16.12.2016) O X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o V Encontro Nacional do Pibid ocorreu na cidade de Curitiba no Paraná no Campus da PUCPR entre os dias 14 à 16 de Dezembro. A infraestrutura oferecida pelo evento foi maravilhosa e embora alguns desencontro com referência a localizações das atividades por ser um grande campus, mas que não interferiu no aproveitamento do mesmo.
Desde o primeiro horário do dia até o último horário da tarde, foram realizadas mesas de discussões diferentes questões (Escola sem Mordaça, Ensino Médio, Questões Políticas e Politicas Educacionais e outros), apresentações de trabalho e minicursos. Tive a oportunidade de participar de 4 mesas, todas foram relacionadas ao Ensino médio tema este que me chama atenção pelo interesse com o trabalho entre os adolescentes. As discussões foram das mais diversas, desde qual a real importância do EM. até como trabalhar as artes na escola. Autores até então desconhecidos por mim foram revelados e suas pesquisas enriquecedoras no âmbito da educação, mas o que mais me chama atenção é Paulo Nossela em que diz: “todo indivíduo deve passar por todos os campos de conhecimento e só depois para o profissional” a pesquisa dele elabora que só depois de formado no EM o indivíduo contém uma formação básica e assim está preparado para a escolha do direcionamento profissional.
Após as palestras realizadas no segundo dia do evento, realizei a oficina de Poetas e Poetisas da Diáspora que foi um grande presente, a oficina realizada por dois professores de filosofia da própria instituição sede PUCPR, neste encontro foi realizada uma série de debates sobre a construção filosófica, que ainda atualmente se concentra por pensadores homens, brancos e Europeus, excluindo, portanto, grandes nomes de poetas negros como o caso de Piero e Francis Fransson. Neste mesmo encontro pra manter um clima leve e artístico foi realizada por um dos oficineiros apresentação de canções famosas de cantores negros brasileiros, a fim de, impulsionar nossas discussões. A oficina acabou com gostinho de quero mais, uma pena, entretanto, ela foi muito importante como impulsionador do meu Eu como pessoa e professor em formação. Sobre o V Encontro Nacional do Pibid foi realizado o encontro Forúm Pibid onde ficou acordado que a representação de dois Pibidianos, juntos dos demais coordenadores, foi então destinado um nome da região nordeste e outra da região sul para representar os “bolsistas” nas reuniões gerais de coordenadores.
Desde o início até o fim da nossa estadia em Curitiba fomos bem recebidos, pela cidade, pela PUC e pelos demais participantes, com certeza aproveitaram tão quanto eu. Fazer amizades com pessoas de diferentes culturas e lugares do Brasil que agrega a mim como pessoa e profissional. Participar do ENALIC foi uma experiência maravilhosa que certamente vou repetir outras vezes.

FINALIZAÇÃO PIBID TEATRO 2016

(30.12.2016) Um ano de muita luta, desafios dentro e fora da escola, a arte como transformação social e encontro pessoal. Períodos mais difíceis se aproximam, a arte cada vez mais sucateada e deixada de lado, porém, entre todos os retrocessos ocorridos neste ano, as oficinais do Pibid Teatro que ocorreram no Colégio Estadual Ivo büller -Ciep e a Escola Municipal Esperança foram um sucesso. Para fechar o ano não poderíamos deixar de comemorar com os alunos, pensando numa confraternização entre as duas escolas.
Após algumas discussões esquematizamos uma passeata saindo da escola Ciep em direção a escola Esperança, onde os alunos juntos dariam um grande abraço na escola Esperança. Depois dessa primeira ação, as duas escolas dariam uma volta pala comunidade, onde as escolas estão situadas, nesta caminhada haveria gritos de ordem referente a importância da educação e não a seu sucateamento. A caminhada finalizaria chegando na escola Ciep, onde a recepção seria o ginásio coberta por balões e com pipoca. Várias ações foram desenvolvidas na escola como oficina de capoeira, teatro de sombra entre outros. Referente a estas ações neste encontro final foram realizada aula aberta de capoeira, teatro de animação, pintura artística e demonstração de oficinas desenvolvidas ao decorrer do ano. Ainda contamos com a apresentação do TCC da aluna Fernanda Soberajski, com contação de história sobre mitos gregos.

A última experiência no Ciep foi maravilhosa. Ver um sorriso estampado na face de cada aluno ter a consciência que hoje eles compreendem que teatro é muito mais que decorar falas e criar personagens e sim trabalhar o Eu e o Eu em relação com o outro. As oficinas realizadas na turna da 171 não foi possível na semana seguinte pela liberação dos alunos realizada pela escola, contudo, o que fica registrado é o sorriso de cada aluno e as torcas realizadas dentro de sala de aula entre professor e alunos e entre colegas de mesma turma. As oficinas poderão ser continuadas no próximo ano dependendo do interesse e disponibilidade da escola.
(Teatro de animação. Atividade realizada na finalização do Pibid Teatro escola Ciep e Esperança)

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